Que Deus O Tenha.
(Víctor Lemes)
Porque eu, como tantos outros, longe do que somos estamos,
Ficamos dispersos, esquecemos o que de nós nos pertencia...
E marcados às nossas testas os três círculos concêntricos estão,
E às palmas de nossas mãos, os três números tão equivocados.

Tão confuso, sempre me encontrei, me perdendo nos caminhos,
Distraindo-me nas futilidades, me confundindo com números.
Pessoas eram mais importantes, que o Sol de cada manhã.
E as cartas que tanto a mim endereçadas, nunca lidas, ignoradas...

Desculpas que me cansei de proferir-lhe, mentiras e ilusões
Que jamais pensaria eu, fôssemos capazes de fazer.
Quando as ruas já eram, cheias de casas, todavia sem saída.
Quando as luzes já não iluminavam o quanto costumavam,

Vi-me ali, onde havia parado há anos, e decidi-me procurar
Por aquelas memórias, que de longe fiquei, em gavetas tranquei.
Encontrei-me diante de lágrimas, que jamais chorei, mágoas
Que a causei, palavras que nunca proferi, abraços que nunca dei.

Tal como qualquer um que venha de um mundo imperfeito,
Que tenha um objetivo não revelado nesta ascensão à ilha
Eterna do Paraíso, eu que nem imagino, e me nego muitas vezes
A pensar que há um significado no existir, escrevo por escrever...

E em escrever, encontro esta caverna, onde de alguma forma,
Eu possa fugir de mim mesmo, pecado este que carrego às costas,
Desde que decorei as rezas, e as regras, e decidi conscientemente
Comer uma ou duas bolachas a mais do que o combinado.

Pela primeira vez, releio estes meus versos, a fim de pontuar-me,
De rogar-me confiança, rogar-me perdão, rogar-me o amor
Que a mim não tenho, que só o calor daquele Sol, me traz
Todos os dias; e pensar neste Sol, faz-me brotar lágrimas de esperança.

Esperança que jamais voltarei a ter, quando longe dela ficar,
Quando as estrelas, e as nuvens fazerem pouco sentido,
E quando só, estiver neste quarto, a ler suas cartas a mim.
Então, quem sabe assim, acorde de manhã, à luz da Lua...

Como explicar algo, que por mim mesmo, não o sinto.
Sei que não posso direcionar-lhe palavra, e lhe dizer
Que te amo, pois mesmo que o faça, eu não sou aquele que sou.
Sou aquele que só está, sou aquele quem tem medo de ser.

Escreveria versos a quem nos deu uma parcela da Luz,
Mas não consigo, ou já o sei, que sabe antes mesmo de conseguir.
Talvez o tenha ignorado numa dessas tardes de pressa,
Mas com sua paciência, veio mostrar-se no dia certo, à tarde.

E com setenta e seis anos, uma camiseta branca e uma bermuda jeans,
Ele me disse que não devia desistir dos meus sonhos, que nem eu
Mesmo sabia que ainda os tinha; e me disse pra rezar por você
Disse-me pra jamais virar as costas pra uma dificuldade.

E com os olhos enormes, por causa das lentes dos óculos de grau,
Disse-me olhando bem aos meus igualmente escondidos por detrás das lentes:
“Adora à sua mãe, assim como adora a Deus, é o que se deve fazer...”
E antes de embarcar no ônibus, deu-me as mãos, e disse: “Que Deus o tenha.”

Eu de certo modo, de certa forma, não entendo os sofrimentos da vida.
Tampouco consigo imaginar o quanto você sofreu, minha mãe.
Mas eu tento, eu tento, tento pensar como um Azul faria,
E talvez esteja certa por dizer que não pertenço a eles...

Escrevi tudo isso, não a fim de apagar minha lousa,
Diante de tudo que lhe causei, que disse e que não fiz.
Escrevo-lhe tudo isso, pela única razão sem razão que há
Em minha mente, escrevo por mero pecado, em apenas, escrever...


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

The Tide Rises, the Tide Falls: Minha tradução

Trecho Operação Cavalo de Troia