Drown into my eyes and see the wanderer
See the mirrors of a wolf behold the pathfinder
- Holopainen (Nightwish)



Sombras enganadas

(Víctor Lemes)

Olhe pra sua sombra no chão, e veja a si mesmo.
Olhe-se no espelho, e em seu reflexo veja seu olhar.
E lá encontre aquele que te habita,
Aquele que lhe deu lugar no mundo,
Aquele que te fez andar, que lhe fornece o ar,
Que lhe faz crer num mundo diferente
Do mundo virtual e falso que está.

Enquanto estamos viajando,
Não nos atentamos às árvores, às placas, às pessoas
Ao redor; apenas manchas, chamas, rugas...
Tudo que importa é apenas a velocidade,
A nossa grande velocidade de "viver":
Sobreviver, eis o termo apropriado.

Sabemos como se deve viver,
Mas sobreviver é mais barato.
Existem tantos tal como nós,
Não ficaríamos sozinhos nem tampouco
Ignorados; não seríamos etês do bairro...

E usando este anel que me deste,
Me sinto mais seguro de quem sou
E que fim me resta; que fim escolhi pra mim.

Quanto a ti, que escolheste?
Viver entre as sombras que nem sequer podem
Viver?


Há tantas coisas que quero perguntar-Lhe,
E tanto a aprender, tanto a ignorar, tanto a crescer...
Tanto quanto meus olhos podem alcançar
Depois daquele horizonte cinza, que é tudo que temos.


Aprender que sozinho, se for preciso,
Dá-se pra viver.
E que o Amor vem de dentro, e
Não é preciso procurá-lo por todo canto;
Que, então, eu possa, um dia,
Ver-te sorrir, e sentir-se feliz por ver-me feliz.

Nada mais me resta enquanto o Amor
Longe de mim está.
Quando está a dormir, quando está a sonhar,
Quando está em casa.

Só não entendo tanta indecisão
Que você traz consigo mesma.
Brincar comigo assim não faz bem a mim;
Não lhe faz bem, outrossim...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

The Tide Rises, the Tide Falls: Minha tradução

Trecho Operação Cavalo de Troia