Trecho de Domingo VIII

"O Mestre fez uma breve pausa. E, concentrando em Tomé aquela mágica luz e aquela força que continuavam irradiando seus olhos, disse-lhe com severidade:


- E tu, Tomé, que dissestes que não acreditarias a menos que me visses e pusesses teus dedos nas feridas dos cravos de meus pulsos, agora me vês e me ouves.


Olhei para o perplexo discípulo . Estava lívido.


- ... Apesar de que não vês nenhum sinal de cravos...


E Jesus acompanhou suas palavras com um movimento de braços. Ergueu-os até que as palmas das mãos alcançassem o seu rosto e, por efeito da gravidade - outro detalhe a considerar -, as amplas mangas deslizaram para baixo. Os antebraços e pulsos, de fato, não apresentavam cicatrizes ou sinais de passadas torturas.


Os olhares de todos - como os de um só homem - fixaram-se nas extremidades superiores do Rabi, que permaneceu alguns segundos na mesma posição. Foi desconcertante! Sua pele estava limpa, com o mesmo e abundante pêlo de antes e com as veias perfeitamente marcadas.


- ... Já que agora vivo sob uma forma que tu também terás quando deixares este mundo, que dirás tu a teus irmãos?


O próprio Jesus respondeu à sua pergunta.


- Reconhecerás a Verdade, já que em teu coração havias começado a crer, embora te manifestasses com tua  incredulidade. É este o momento em que as dúvidas começam a desmoronar... Tomé, peço-te que não percas a fé. Crê... Sei que crerás com todo o teu coração.


Ao ver os pulsos do Mestre e escutar estas palavras, Tomé levantou-se do divã, caindo de joelhos sobre o soalho. E, emocionado, exclamou:


- Creio, meu Senhor e meu Mestre!


Foi a primeira vez que vi Jesus sorrir. Foi um sorriso fugaz mas claro. E o "Homem" replicou:


- Tu creste, Tomé, porque me viste e ouviste. Benditos sejam, nos tempos vindouros...


O sangue gelou-me nas veias. Jesus girou ligeiramenteseu rosto, mirou-me nos olhos e repetiu:


- ... Benditos sejam nos tempos vindouros os que me creiam sem me haver visto com os olhos da carne nem ouvido com ouvidos humanos!"


(Páginas 491, 492. Operação Cavalo de Tróia, 2: Segunda Viagem, / J. J. Benítez; trad. Hermínio Tricca. - São Paulo: ed. Mercuryo, 1988.)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

The Tide Rises, the Tide Falls: Minha tradução

Desejo

Trecho Operação Cavalo de Troia