Um grande amor


(Víctor Lemes) 

Vez ou outra, me deparo com esse grande amor que tanto escrevem os blogueiros, os artistas, e os músicos, e fico aqui pensando se é possível mensurar o Amor. Mas, para isso, é preciso antes de qualquer coisa, identificar o que é o Amor, com maiúscula. Dizem que o Amor é tudo, e que tudo é Deus; consequentemente, Deus é Amor, ou vice-versa. Agora te pergunto, é possível mensurar a Deus? Os homens têm em si mesmos esta sensação de viver o momento, que para afirmar que o momento é bom, eles dizem: “Nossa! Foi a melhor coisa que aconteceu comigo na minha vida!” e eu penso: “Mas, querido, sua vida ainda não acabou (e nem irá), como pode afirmar uma mentira dessas?”. 

Só podemos afirmar que algo é pequeno ou grande, quando temos uma escala ou determinamos um tamanho mínimo e um máximo. Pois, o que é grande para mim pode ser enorme para você, e ralé-ralé para outro. O mesmo ocorre com todos os outros adjetivos: belo e feio, gordo e magro, curto e longo, etc. e entre outros. Agora, voltemos ao Amor: é impossível dizer que esta criatura seja mensurada, porque para isso seria preciso definir um ponto de partida e um ponto final, para que então pudéssemos dizer “Olha, nessa fase aqui Ele era grande” ou “Vixe, daqui em diante só caiu, coitado”. O Amor é Eterno! Como poderíamos sequer definir seus limites? Não acredito nesse amor que falam; nesse amor que mensuram. 

Quando se ama uma pessoa ou algo, você não percebe se ele cresce ou não cresce, porque Ele já é grande e pequeno ao mesmo tempo, por Natureza! O Amor é a única perfeição que há de existir nessa Terra... Essa coisa de “Ah... não sei mais o que sinto por ela” ou “Sabe, não o amo tanto quanto achava” não é Amor, com maiúscula. É só mais um caso de paixonite aguda, de admiração extrema, de expectativas ao vento. Acredito no Amor que vem às escuras, que você nunca percebe que Ele está lá a te observar, e te guiar. De um Amor que você sente, e apenas isso basta. Um Amor sem frescuras de comparações, do tipo “amo mais que você”. 

É engraçado eu escrever isso aqui hoje em dia, mas é aqui aprendi com meus erros, e sinto-me mais seguro de minhas palavras. Mais engraçado será ainda a cara daqueles que me conhecem há algum tempo, e pensam que escrevo tudo isso porque ainda não encontrei meu “grande amor”. Mas essa é a ironia da Vida, e essas são as peças que o Amor, esse cara irônico, prega em mim, desde que cheguei a conhecê-Lo.

Comentários

  1. Sabe, Victor...
    Você tem características marcantes, só perceptíveis nos grandes poetas e prosadores. A lucidez, a coerência e a ausência de medo de ir "bem fundo" nas suas divagações.
    O que mais me impressiona em você é essa maturidade de pensamento, que eu acreditava existir apenas nas pessoas mais experientes, mais vividas... aquelas que já "cairam" muitas vezes e se levantaram outras tantas.
    Conseguir enxergar o Amor dessa forma é bem próprio dos seres que já mudaram de opinião muitas vezes... que acreditaram primeiro num amor carnal, depois em um amor parceiro... "deslizaram" pelo amor-paixão, sofreram imaginando um amor eterno.
    Só a experiência de vida nos leva à conclusão que esse Amor a que você se refere... é sim, um Amor que chega "de mansinho", sem alardes e sem discursos... aquele Amor que preza a liberdade, a privacidade, a individualidade do outro. Um Amor que não exige prioridades, que não concebe ciúmes e desconfianças, que vibra e é feliz pelo simples fato do seu Amor existir.
    Guardei seus outros textos pra ler amanhã, com calma... pois o dia foi pesado e estou cansadona... ainda mais pelo calor que está fazendo aqui.
    Nos falamos... na "virada da esquina".
    Parabéns...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

The Tide Rises, the Tide Falls: Minha tradução

Desejo

Embora