Igualdade

(Víctor Lemes)

Eu estive refletindo nas últimas semanas sobre igualdade de gênero. Tem muita gente que eu conheço que diz: Víctor, você é muito feminista pra um homem, acho que você, um cara que lê de tudo que é filosofia aí, tinha mesmo é que não pender pra um lado só, tinha é que pregar pela igualdade entre mulheres e homens.

Senhores que assim pensam, é o seguinte. Sim, eu acredito que tenha que haver a possibilidade de homens e mulheres coexistirem com igualdade de direitos e oportunidades. No entanto, enquanto eu não ver as mulheres terem o mesmo que os homens têm hoje, em todo e qualquer âmbito possível, eu não posso querer lutar pela igualdade humana. Penso que a história humana só se deu em suas revoluções, por etapas, nada foi de repente. Tudo foi preciso de capítulos pra que as pessoas despertassem para a mensagem do livro da vida.

Enquanto as mulheres forem, aos olhos do homem, inferiores, eu vou defender o direito de liberdade delas. Se isto me faz um feminista, feminazi, feminino que seja, deixo aqui meu Foda-se pra sua nomenclatura.

Não podemos esperar que haja igualdade de gênero quando, na balança, o prato dos homens é bem mais pesado que o das mulheres. Isso não é equilíbrio, e lutar pela igualdade de gênero é literalmente fazer com a o peso do outro prato, das mulheres, seja igual aos dos homens. Isso sim é lutar pela igualdade humana. Mas pra isso, vai ser preciso apoiar quem rotulam de fracos e incapazes.

Por isso que sou desses que não importa o calor do inferno que haja, não tiro a minha camiseta na rua porque "por ser homem, eu posso". Enquanto eu puder fazer algo que uma mulher também não possa, terei sempre vergonha de fazê-lo.

Era isso que estava pensando.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

The Tide Rises, the Tide Falls: Minha tradução

Desejo

Trecho Operação Cavalo de Troia